Vídeo Currículo – Como Fazer?
O vídeo currículo ajuda a empresa a conhecer melhor o profissional e dá a oportunidade do candidato falar sobre as suas experiências e competências. Ele não tem o objetivo de substituir outras etapas do processo seletivo como o currículo tradicional e a entrevista e sim ser mais uma ferramenta para analisar o perfil dos candidatos.
Você sabe elaborar um vídeo currículo?
Elaborar um vídeo currículo requer algumas observações: O currículo é o seu cartão de visitas, porém ao invés de ser uma folha, é a sua imagem e nela, o recrutador vai ter a oportunidade de olhar você e te conhecer um pouco mais. Ele deve refletir exatamente aquilo que você é.
Quem pede um vídeo currículo?
Geralmente são as áreas da comunicação e da economia criativa, então áreas quem unem a arte, a criação e a inovação como recursos para produção, mas essa demanda vem crescendo e com o nosso novo normal, o vídeo currículo passou a ser uma forma de acelerar a seleção e escolher de forma assertiva os melhores candidatos, pois uma coisa é você ver um currículo (papel) e outra é você ver o candidato: como ele fala, como se comporta. Então, agora vou te dar algumas dicas sobre como produzir um vídeo currículo. Vamos lá!
Antes de elaborar o seu vídeo currículo:
Pesquise sobre a empresa, seu perfil, sua missão e valores para decidir como será o seu vídeo, onde irá gravar, que roupas irá utilizar e também a maneira como irá falar.
Antes de mais nada é necessário criar um roteiro sobre o que vai ser dito. Estude o seu currículo.
Então, liste as suas principais características, fale de 3 a 5 atividades e resultados importantes que você realizou na sua carreira profissional.
Tenha atenção com o seu figurino, e mais uma vez, conheça o perfil da empresa, pois nem sempre 1 gravata ou um terninho são a melhor opção. Lembre se, além de ser importante que o seu traje esteja alinhado com contexto da empresa, você também deve passar um pouco da sua identidade, já que você está sendo avaliado em um processo seletivo.
Cuidado com a iluminação, se for pela manhã prefira uma luz natural.
Cuidado também com os ruídos, o que deve sobressair no vídeo é a sua voz.
E principalmente, a organização do ambiente.
Postura: a linguagem corporal é tão importante quanto o que você vai dizer, portanto fique atento a sua postura. Tenha uma linguagem precisa, uma comunicação clara.
Procure não estar nervoso, não use frases prontas e nem gírias.
É legal também, dependendo da área que você trabalhou, demonstrar os seus resultados através de fotos, pois é uma forma de comprovar e de mostrar o que você já fez.
E se você ainda não se sente segura para gravar, o ideal é treinar com amigos, de frente para o espelho ou fazendo outros vídeos de si mesmo.
Se ficou alguma dúvida, escreva pra gente. Teremos o maior prazer em te ajudar!

Eliana Alves Ferreira,
Gestora de Recursos Humanos e Marketing Digital da Orhigem Consultoria e Gestão de Pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *